Nome: Angela Regina Bonfante Cabrelon da Silva
Nome artÃstico: Angela Bonfante
Nascimento: 25.9.1955
Local: São João da Boa Vista – SP
Formação:
Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia de São João da Boa Vista- SP, com especialização na Universidade de Belgrano em Buenos Aires – Argentina.
Dedica-se ao estudo das artes desde a adolescência, quando então iniciou pesquisas sobre a utilização de técnicas não convencionais, sob a orientação da professora Olga do Valle Cagnado.
Concluiu o curso secundário no Instituto de Educação Cel.Cristiano Osório de Oliveira em São João da Boa Vista – SP, na área de artes, curso este autorizado pela Secretaria de Estado da Educação, voltado ao aprendizado de técnicas e história da arte. Neste perÃodo teve como professora a artista plástica MaÃsa Barcelos do Amaral.
Enquanto exercia a função de escrituraria no Banco do Brasil no perÃodo de 1976 a 2000, desenhava e pintava apenas nos finais de semana.
Participou de vários salões de arte, conquistando significativos prêmios, entre os quais a Grande Medalha de Ouro no XVIII Salão de Arte de São João da Boa Vista.
Durante o ano de 1994, freqüentou cursos livres de pintura no ateliê da artista e fotógrafa Alice Brill em São Paulo, inclusive o workshop com o artista José Alberto Nemer em Poços de Caldas – MG.
Foi integrante do Grupo Poéticas Visuais, liderado pelo professor e artista plástico Luiz Armando Bagolin durante o perÃodo de 1995 a 1999, no Instituto Moreira Salles em Poços de Caldas, e lá participou dos cursos de Estética e História da Arte do Brasil ministrado pelo referido professor.
Dedicou-se durante os anos de 2000 e 2001 a projetos voluntários na área de artes visuais, destacando-se, entre esses, o trabalho junto ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes em São José do Rio Preto – SP, no qual investigou o potencial poético e criativo dos pacientes portadores de distúrbios mentais, através de trabalhos de desenho e pintura à têmpera.
Durante o ano de 2002 auxiliou na formação do Grupo Poéticas, com artistas do sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, remanescentes do antigo grupo de Bagolin, cujo objetivo era desenvolver e promover a arte periférica dos grandes centros de cultura do paÃs.
Em 2003, fixou residência na cidade de João Pessoa – PB onde entrou em contato com a efervescente cultura popular nordestina, com a qual se encantou, começando a interessar-se pela xilogravura. Neste ano participou dos workshops de gravura com Carlos Reis e de xilogravura com Maria Bonomi.
No ano de 2004 participou do curso “Cor – construção e relacionamentos” com a professora e artista Alena Sá.
Em João Pessoa desenvolveu, também, trabalhos voluntários na área de artes criando e mantendo um ateliê livre de desenho com alunos do curso noturno da Escola Municipal Seráfico da Nóbrega e população de baixa renda do Bairro São José.
Atualmente reside em São João da Boa Vista – SP e dedica-se à s artes visuais e a projetos de responsabilidade social.